Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho são o fundamento organizativo do Ebep. Os GT’s são compostos por membros do Ebep. Também estão abertos ao público para acolher participantes externos pelo prazo de um ano. As reuniões dos GT’s são mensais e os temas de trabalho definidos pelo grupo.

 Psicanálise e Política:

O Grupo de trabalho Psicanálise e Política tece reflexões acerca do viver contemporâneo. Pensamos a psicanálise desde seu compromisso ético de lançar interrogantes que estejam à altura dos desafios de nossa época.

Iniciamos esse percurso com os textos sociais de Freud: A moral sexual civilizada, Totem e Tabu, psicologia das massas e análise do EU, o futuro de uma ilusão, mal-estar na cultura, por que a guerra?, Moisés e Monoteísmo.  Textos que vão sinalizando o indissociável da clínica e da cultura. A clínica psicanalítica é a escuta do mal-estar da experiência que produz nosso tempo. No momento continuamos a reflexão com o livro de Frantz Fanon: Pele Negra,  máscaras brancas.

Modalidade: Encontros mensais na 3ª quarta-feira do mês
Horário: 20:00h às 21:30h
Contato: ebeppoa@ebeppoa.com.br

 Trans Posições:


Este Grupo de trabalho surgiu de questões clínicas, considerando as experiências transgêneros que se afirmam na contemporaneidade. Entendemos  a necessidade de problematizar o impacto e os efeitos de tais experiências no campo psicanalítico. Criamos este Grupo de Trabalho em 2018 com o nome de “Transexualidades”.

Nosso percurso de estudo  operou uma torção no entendimento inicial e passamos a tomar o movimento TRANS como paradigmático para pensarmos o descentramento do sujeito. Temos nos proposto a problematizar o sujeito e suas posições o que nos levou a renomear nosso Grupo de Trabalho para “GT TRANS POSIÇÕES”.
 
Modalidade: Encontros mensais on-line na 1ª terça-feira do mês
Horário: 11h30min às 13h
Contato: ebeppoa@ebeppoa.com.br

 

 Transmissão em psicanálise:


Grupo de trabalho exclusivo para membros do ebeppoa.

Interessados e interessadas entrar em contato pelo e-mail ebeppoa@ebeppoa.com.br.